sábado, 19 de março de 2011

Lua cheia

Este post é uma homenagem a um grande amigo que um dia mostrou muita cultura ao lançar a expressão "o homem é o lobo do homem" no meio de uma discussão no trabalho. A frase de Plauto(1) que foi popularizada pelo Leviatã de Thomas Hobbes(2), ficou então imortalizada no grupo não pelo seu significado, mas por causa de uma lenda que ele tinha contado algum tempo antes.


Disse que o sétimo filho homem nascido na roça virava lobisomen.. ou algo desse tipo, não lembro os detalhes da história dele. O mais impressionante: a lenda é verdadeira! O mais assustador, o número de sorte dele é o 13!(3)

Depois de tanta pesquisa pra deixar esta foto da Lua mais interessante, resta desejar boa sorte a todos os lobisomens neste fim de semana... a tempo: no dia 19 de março de 2011, a lua pareceu maior porque esteve mais próxima da Terra cerca de 4,000 km - como não acontecia há 18 anos.




Referências:
(1) pt.wikipedia.org/wiki/Homo_homini_lupus
(2) www.mundodosfilosofos.com.br/hobbes.htm
(3) O lobisomem é um dos mais populares monstros fictícios do mundo. Suas origens se encontram na mitologia grega, porém sua história se desenvolveu na Europa. A lenda do lobisomem é muito conhecida no folclore brasileiro, sendo que algumas pessoas, especialmente aquelas mais velhas e que moram nas regiões rurais, de fato crêem na existência do monstro.
A figura do lobisomem é de um monstro que mistura formas humanas e de lobo. Segunda a lenda, quando uma mulher tem 7 filhas e o oitavo filho é homem, esse último filho será um Lobisomem. Em alguns locais dizem que o sétimo filho homem de uma sucessão de filhos do mesmo sexo, pode transforma-se em lobisomem. Em outras regiões dizem que se uma mãe tiver seis filhas mulheres e o sétimo for homem, este se transformará em lobisomem. Existem também versões que falam que, se um filho não for batizado poderá se transformar em lobisomem na fase adulta.
Quando nasce, a criança é pálida, magra e possui as orelhas um pouco compridas. As formas de lobisomem aparecem a partir dos 13 anos de idade. Na primeira noite de terça ou sexta-feira após seu 13º aniversário, o garoto sai à noite e no silêncio da noite, se transforma pela primeira vez em lobisomem e uiva para a Lua, semelhante a um lobo.
Após a primeira transformação, em todas as noites de terça ou sexta-feira, o homem se transforma em lobisomem e passa a visitar 7 partes da região, 7 pátios de igreja, 7 vilas e 7 encruzilhadas. Por onde ele passa, açoita os cachorros e desliga todas as luzes que vê, além de uivar de forma aterrorizante.
Quando está quase amanhecendo, o lobisomem volta a ser homem. Segundo o folclore, para findar a situação de lobisomem, é necessário que alguém bata bem forte em sua cabeça. Algumas versões da história dizem que os monstros têm preferência por bebês não batizados, fazendo com que as famílias batizem suas crianças o mais rápido possível.

1 comentários:

Jerckns pai disse...

Parabéns pela sensibilidade. A foto me faz lembrar exatamente da lenda do lobisomem (meu pai tem um repertório completo para noites de lua cheia). Considerando que eu sou o 2º de 7 irmãos homens sempre torci para a lenda não ser verdadeira ou a ordem do que vira lobisomem não seja outra.

Postar um comentário