.1 0 1.

Longe de ter experiência ou técnica para ensinar sobre fotografia, mas achei que o blog ficaria mais interessante com a compilação de algumas dicas úteis. Aproveitei para incluir também alguns behind the scenes das minhas fotos.
Os mais recentes vão ficando ao final da página (dessa maneira essa introdução e os links com dicas ficam sempre no topo). Por favor, críticas e comentários sobre as técnicas são sempre bem-vindos!


  • Introdução Básica
"Foca essa foca" é o blog do entusiasta Mário Pereira, que apesar da modéstia na descrição do blog, fez um excelente trabalho compilando dicas e técnicas.
http://focaessafoca.blogspot.com/p/indice.html


BetterPhoto.com é uma escola fundada por Jim Miotke com o objetivo, simples, de ajudar aos amigos fotógrafos. Entre outros pacotes de tutoriais, segue o dos iniciantes:
http://www.betterphoto.com/photography-articles/Beginning-Photography/

  • Fotografias avançadas
A 1X é uma rede social para fotógrafos, fundada em 2007, e que se propõe a divulgar apenas as melhores fotos. Os tutoriais são feitos pelos próprios fotógrafos, explicando as técnicas pré e pós processamento.
http://1x.com/tutorials


Voltando ao BetterPhoto, algumas idéias sobre composição fotográfica:
http://www.betterphoto.com/photography-articles/Photographic-Composition/


  • Behind the scene

#################################     Born to be wild     #####################################


https://picasaweb.google.com/Jerckns.Cruz/FAVORITAS#5582060015816625330

Idéia: Fotografar a miniatura de sucata como se estivesse em um show-room.


1)Definição do cenário - chão preto e fundo branco. Originalmente pensei em um piso que refletisse a miniatura, mas o efeito da sombra acabou compondo melhor.
2)Usei uma embalagem de presente de uma loja de roupa, pois a caixa acetinada apresentava uma superfície lisa o suficiente para o efeito da sombra. Parede e chão deve ficar bem colados, senão o espaço entre os planos acaba gerando uma sombra na foto e estragando o efeito.
3)Usei a 70-300mm @ 160mm para fazer o enquadramento. Acho melhor usar a tele nesses casos onde o objeto é pequeno, uma lente com maior ângulo de visão acaba trazendo para a foto mais do que cenário.
4)f/4.5 foi o máximo que a lente permitiu. Precisava do menor f-stop para garantir que a linha de junção dos planos ficasse desfocada.
*** auto-crítica: apesar da solução da caixa ter sido muito prática, sua pequena dimensão e a lente escura não foram suficientes para garantir o efeito desejado. Quanto mais longe do fundo o objeto estiver, mais essa configuração consegue desfocar a linha de encontro dos planos.
5)Iuminação: o flash da câmera é muito ruim, então preparei uma estrutura para garantir a iluminação por cima da lente, incidindo pela esquerda da foto (garantindo mais luz para a frente da moto).
6)ISO 3200: como a minuatura é feita de sucata, pensei em acrescentar mais dramaticidade e deixar a imagem mais granulada. Isso combinaria com a superfície rugosa do metal. Além disso, a lente escura e set de iluminação pedia um tempo de exposição maior; como estava sem tripé, precisaria do ISO maior de qualquer maneira.




###############################     Maximus Decimus Meridius     ##############################


Idéia: Mostrar a covardia do toureiro e destacar a bravura do touro.

1)Definição do cenário - a arena, destacando apenas o touro e areia. Aqui assumo total inspiração no seriado Spartacus, Blood and Sand.
2)ISO 320, f/5.6 @ 300mm e 1/400 seg. Dia claro, e precisava congelar a cena com agilidade, já que o touro não pára quieto por muito tempo.
3)Para deixar o gladiador sozinho na areia, precisei cortar a foto para eliminar parte da arquibancada que aparecia atrás. Já que estava usando o crop, aproveitei para deixar uma de suas feridas em um dos pontos de interseção da regra do terço.
4)Cores: sangue e areia. Aumentei saturação e brilho do vermelho para destacar a crueldade e desaturei as outras cores para trazer o resto da foto para o tom da areia. Carreguei a curva do preto dar um tom mais sombrio (as sombras da areia ficam mais destacadas).
5)Tudo no Lightroom, que é mais prático para esse tipo de manipulação...




#####################################     Lightpainting     ##################################


https://picasaweb.google.com/Jerckns.Cruz/FAVORITAS#5643904056545613490


Idéia: Desenhar a passagem dos carros com a luz das lanternas.


1)Definição do cenário - início do Elevado do Joá, antes do túnel do Pepino. Justificativa: a principal, por ser uma curva* bem antes do túnel, que ainda trazia as placas de sinalização de tráfego. Mas a mais importante foi por ser o único ponto do elevado com espaço de acostamento (ficar 30min com o tripé+câmera não foi problema...).
* a curva ajudou a melhor desenhar a luz.
2)ISO 400, f/20 @ 178mm e 6 seg. Precisava de mais tempo com a objetiva aberta para garantir o desenho das luzes, então combinei um f-stop alto mais alto com um filtro N8.
3)Não houve nenhum ajuste de enquadramento, então a única alteração - sugestão da fotógrafa Carol Lobo - foi eliminar uma placa de trânsito que fica perto da entrada do túnel, na direita da pista: para isso, aumentei o contraste geral da foto e depois diminuí o brilho apenas do pedaço da placa.
4)Finalmente, fiquei com um tapete de luz vermelho que corre pelo caminho apontado pelas setas...





#####################################     Jack in Love      ##################################


https://picasaweb.google.com/Jerckns.Cruz/FAVORITAS#5646473500658731042


Idéia: Close-up dos 2 bonecos com o texto "Love" escrito com luz.


1)Definição do cenário - fundo preto, para destacar os bonecos e a luz do texto. Além disso, o Jack é um cara estranho, então o preto dá um tom sombrio..


2)Lightpainting: nessa fase a família inteira participou! Disparando a câmera, controlando a iluminação, escrevendo com a luz.. eu mesmo não fiz nada a não ser ter a idéia :)
3)Objetiva aberta com f/6.3 por 6seg. Quarto escuro, para capturar apenas o desenho com a luz (usamos um único led, coberto com gel rosa da Diana F+). Para facilitar a escrita, colocamos um vidro anti-reflexo como apoio*. 
* o efeito do vidro aparece no borrão rosa em volta do texto.
4)Bonecos: ISO 400, f/6.3 @ 147mm e 1 seg. O tempo foi apenas o necessário para disparar o flash colorido. Precisava que a iluminação viesse de baixo, como se viesse do texto que seria montado depois.


5)Photoshop: recortei os bonecos para que a foto ficasse quadrada, imitando a Lomo. Em outra camada, colei a foto do texto de luz.
6)Para que a montagem ficasse mais realista, diminuí a opacidade da nova camada para 80% e apliquei uma máscara degradé (fazendo o topo da camada sumir aos poucos..)

0 comentários:

Postar um comentário